Responsabilidade Social

vik-muniz-more-garbage

Atender as necessidades dos pobres, alimentar os famintos, vestir os nus e por aí vai, para muitos o cumprimento de coisas como essas sustentado o cumprimento de sua “responsabilidade social”, o crente é ainda mais restrito, ele pensa que falar de Jesus para o seu amigo incrédulo é o auge da sua contribuição social para a comunidade.

Não quero me colocar em uma posição contrária às coisas que citei, pois acredito em todas elas e vejo que alguém responsável socialmente contribui para tudo isso, mas será que acaba aí? Existem muitos paradigmas no pensamento contemporâneo, assim vamos falar um pouco sobre isso.

Primeiro temos que entender a “responsabilidade” como algo que não é opcional, se alguma atitude é sua responsabilidade então não é algo que você tenha que pensar se deve fazer ou não. Agora o “social”, que nos remete a sociedade, logo é algo que é para além de se mesmo que influi no convívio com o outro, calma aí… Responsabilidade Social tem à ver com algo maior que a satisfação do meu desejo de ajudar?! AHHHH espertão!!

Qualquer coisa que seja feita com a satisfação pessoal como centro, já perde em sua essência o sentido social, logo se você alimenta o pobre para alguém ver, já era! Mano!!! Na bíblia não fala que nem sua mão esquerda deve saber o que a direita faz, quando você der algo?! Então!!!

Pensa na sua responsabilidade então, para isso gosto de citar Mahatma Ganghi: “Seja a diferença que você deseja para o mundo.” Sabe o que é sua responsabilidade? Atender as necessidades dos pobres, alimentar os famintos, vestir os nus e falar de Jesus para o seu amigo incrédulo, tudo isso desde que o foco seja diferente de você, assim você entende poque toda a lei e os profetas dependem do amor à Deus e ao próximo.

Lanço um desafio, leiam o capítulo 12 de Romanos, todinho! Lá você vai encontrar dicas de como negar a si, pensar no outro e amar com sinceridade. Também quero dar algumas dicas de indivíduos ou projetos que exercem com o louvor a sua Responsabilidade Social como o Grupo Cultural AfroReaggae, o Pr. Guilherme de Carvalho, o cineasta Terrence Malick, a Missão Portas Abertas, dentre vários outros que admiro, assim a minha oração é para que todos sejam responsáveis com aquilo que Deus lhes dá por responsabilidade, amém!

3 thoughts on “Responsabilidade Social

  1. É… eu costumo pensar no seguinte: Se eu nasci com boas condições de vida e tudo mais, é pura SORTE, porque ninguém escolhe onde quer nascer, e a grande maioria das pessoas passa por grandes necessidades… então é praticamente o meu DEVER ajudar os outros a compensar isso, porque a humanidade é uma só. Eu não estou em um grupo separado daqueles que passam fome, eu sou um deles também, humano, mas que comecei com mais sorte. E não é nem porque eu nasci com mais capacidade, porque os que passam necessidade tem tanta capacidade como eu, tem potencial para serem líderes gigantes, só não tem acesso aos recursos básicos! Como o cara vai exercer o potencial dele se nem água tem? E como eu consigo dormir tranquilo sabendo que poderia ser eu ali? Mas infelizmente eu consigo dormir tranquilo 😛 Preciso me livrar dessa inércia egocentrista…

Leave a Reply

