O Imbecil

porchat

Hoje lendo o Salmo 49 da minha Bíblia, me deparei com algumas ofensas (sim, a Bíblia ofende!), mas uma me chamou a atenção: “imbecil”.
O legal é que o texto se refere a quem acumula muitas riquezas, o imbecil então é quem fica rico, mas morre e deixa aquilo tudo para os outros, ou seja, trabalha igual um bicho pra no final deixar o proveito daquilo para outro. Com base nisso podemos perceber vários valores fundamentais, como não acumule riquezas, aproveite sua vida enquanto pode, mas eu quero falar sobre o valor do trabalho.
Eu sou um grande fã de programas de entrevista, a revelação individual que uma entrevista bem feita trás é fantástica, programas como “Agora é Tarde”, “De frente com Gabi”, “Programa do Jô”, são prato cheio para o conhecimento humano e seus conflitos. Assim, recentemente assisti ao programa “8 minutos” do Rafinha Bastos no canal dele no Youtube, era uma entrevista com o ator e roteirista Fábio Porchat, ali o tema trabalho apareceu e quero usar essa entrevista como base para o que eu vou dizer.
Na entrevista uma fase do Fábio mexeu muito comigo que foi: “Eu não trabalho, eu faço o que eu gosto e eu gosto do que eu faço, e pra mim, por acaso no final do mês eu ganho um dinheiro”, cara ouvir isso me deu uma inveja dele, mas pude refletir em cima do que eu tenho feito com a minha vida. Então, quer dizer que temos que trabalhar sempre com aquilo que é prazeroso? Não precisamos pensar no dinheiro? Como assim?
As minhas conclusões não são tão simplistas assim, na verdade, ver um cara pouco mais velho que eu tão realizado profissionalmente me fez pensar no propósito do meu labor. Ele fala na entrevista que fazer as pessoas rirem o realizou de tal modo que ele escolheu fazer isso para o resto de sua vida e aí encontramos a resposta para esse dilema.
Não é apenas o nosso trabalho que tem que ter um propósito, mas a sua plena existência depende disso. Não quero divagar sobre propósitos específicos e nem sobre os meus pessoalmente (até porque eu ainda estou buscando conhecê-los), mas uma coisa para mim é verdade, na pessoa de Jesus Cristo, todo propósito é revelado e assim viveremos a plenitude.
Por tanto meus coleguinhas, não trabalhem para algo diferente de um propósito pelo qual valha a pena morrer, por que do contrario, nós acumularemos riquezas por vaidade e não seremos felizes no nosso trabalho!
Que Jesus abençoe à todos e depois confiram a entrevista que citei, o link tá aqui abaixo, até mais!

Leave a Reply

